Blog

Brincadeiras para crianças e jovens durante o retiro

Brincadeiras para crianças e jovens durante o retiro

 

Na hora de organizar um retiro espiritual, que mantenha aos alicerces de um encontro cristão, para ser benção na vida das pessoas e espaço para encontros inesquecíveis com o Senhor; o momento para interação, descontração entre os irmãos fica por conta das brincadeiras e também é uma parte essencial do cronograma.

 

O retiro é uma ocasião ótima para impulsionar aos jovens e crianças a terem momentos com Deus, distante das rotinas de estudos ou uma rotina intensa de trabalho e das preocupações e tristezas do dia a dia.

 

A realização sensível desse evento para crianças e jovens é um refúgio positivo para o estudo de várias temáticas  que surgem no trabalho ou em relação aos estudos, uma vez que eles são expostos as diversas situações em cada ambiente frequentado…

Sabemos que não há nada maior ou que faça mais milagres do que a Palavra de Deus e a sua magnífica presença, no entanto, até mesmo Jesus (sendo Deus), em algumas situações estabeleceu pausa para celebrar junto aos seus irmãos. A exemplo, temos um dos primeiros milagres, que meio a uma comemoração houve a transformação da água em  vinho, nas “Bodas de Caná” (João 2:9-10).

 

Assim como Deus criou tudo que existe, além disso, ele também fez a alegria e deseja que estejamos sempre assim, mediante ao cultivo em nossa vida e corações com ações saudáveis na hora de organizar uma diversão entre amigos ou irmãos. Neste artigo, separamos algumas dicas de brincadeiras direcionadas para crianças em um retiro, a fim de que elas possam aprender mais sobre a palavra de Deus. 

 

Quem é o personagem?

 

Primeiramente, os organizadores das brincadeiras precisam selecionar as histórias da Bíblia e escrever o nome do personagem que vive a passagem, por exemplo, escrever no papel “Davi” com a referência das histórias ele viveu, para serem sorteados. Assim, para começar a diversão é importante realizar alguns grupos, a numeração é de livre escolha e em seguida sortear quem irá começar o primeiro na brincadeira, que deve buscar um papel com um nome do personagem bíblico.

 

A ideia é virar-se para o seu grupo, logo após falar sobre uma das histórias vividas por este personagem, para que o seu grupo possa acertar e fazer ponto. Caso eles errem, outro grupo que tenha observado o que a pessoa que contou a história falou deverá tentar acertar quem é o personagem e também fazer pontos. Esta é uma excelente brincadeira para retiro de jovens, pois o objetivo é manter a concentração a todos os dados bíblicos e sintonia com os participantes. 

 

Quem é na Passagem?

 

Outra opção de brincadeira para a fixação da Bíblia na memória é a “Quem é na Passagem?”. Ela funciona da seguinte forma, após dividir os grupos e sortear  quem irá começar, o grupo sorteado escolhe um dos outros grupos e lê uma passagem bíblica. Porém, sem dizer o nome dos personagens!

 

 

O grupo escolhido deverá adivinhar sobre quem é a passagem que está sendo lida. Para não ficar tão difícil, livro da bíblia podem ser escolhidos antes da brincadeira. Uma vez acertado, o grupo fará pontuação, se não acertar outro grupo poderá responder e ganhará ponto.

 

Perguntas sobre a igreja

 

 

Esta brincadeira traz a tona detalhes importante a respeito da sua igreja e envolve bastante aprendizagem sobre o assunto, além da propagação que senhor tem feito. Ela apresenta várias perguntas, sobre a história da construção da Igreja, seus fundadores, primeiros cultos; esses dados podem ser escritos e posicionados em caixa para o sorteio. O Grupo que sortear e acertar a resposta faz pontos. Essa brincadeira envolve memória e traz a tona obstáculos vencidos pela vontade e misericórdia de Deus para sermos igreja atualmente. 

 

Adivinhação na Bíblica


Um das brincadeiras mais engraçadas e divertidas, como a adivinhação, também pode remeter ao estudo bíblico. Está brincadeira funciona da seguinte forma: com a frase “o que é o que” é feita perguntas que envolvam um pouco de dúvida e que tenham relação direta com temas e situações da bíblia. Na adivinhação, vale tudo para os participantes, pois a pergunta é feita a todos os grupos e quem acerta ganha ponto. A exemplo: O que é o que é abriu e fechou e a segurança dos israelitas garantiu? A resposta é o mar vermelho.

 

Uma alternativa fácil para organização da dinâmica é usar o mesmo objeto, porém com cores diferentes, justamente para que na hora das perguntas a equipe que levantar mais rápido terá o direito de responder.  

Que tal um roda a roda bíblico?

 

A proposta dessa brincadeira é utilizar as palavras ou frases bíblicas diversas junto a um quadro em que poderá ser traçado os espaços, além da elaboração da roda  com valores.

 

 

Tudo isso com a similaridade realizado ao apresentador pelo Silvio Santos, o objetivo é que cada membro da equipe gira a roda uma vez e tentam acertar uma letra cada, uma vez que feito isso é somado o valor sorteado na roda para aquela equipe. O jogo continua até que a palavra ou frase seja descoberta por uma equipe. Utilize de passagens bíblicas, dos nomes discípulos, salmos e provérbios e toda a criatividade. 

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agora que você conheceu um pouco do nosso espaço

O QUE ESTÁ ESPERANDO PARA REALIZAR SUA RESERVA ??

Logo chacara

Chegou o verão, muito sol, piscina e alegria! Esqueça a rotina e venha se divertir com toda a família. Conheça a Chácara da Serra!

Desenvolvido por: