Blog

Como fazer um retiro


Ao longo dos Evangelhos, encontramos Jesus recuando para orar em meio a sua pregação, ensino e cura.

Os retiros podem ser notadamente dinâmicos para a formação e crescimento dentro das igrejas. Com essa separação do tempo e espaço das cobranças cotidianas da vida, é uma oportunidade para revigorarmos com Deus e nossos irmãos.

Você deverá ter um bom planejamento, captação clara do seu público-alvo e de capacidade criadora. Aqui estão alguns passos para planejar um retiro bem-sucedido.

Objetivo e Público

Qual é o objetivo do seu retiro? Os retiros podem ser planejados para construir uma comunidade, realizar tarefas, fornecer tempo para estudo e reflexão ou servir como santuário. Um retiro dá aos participantes um tempo e espaço para estarem totalmente presentes, para fazer um trabalho difícil de realizar ou para participar de reflexões que nos escapam no ritmo regular de nossas vidas.

Quem é seu público-alvo? Você pode oferecer um retiro para pessoas que representam uma faixa etária, uma área específica de interesse ou tópico. Um retiro de grupo de jovens tem uma vibração distintamente diferente de um retiro para oração contemplativa. Se o seu público for intergeracional, você precisará encontrar um tópico que interessará a uma ampla gama de idades.

Tema

Os retiros podem ser organizados em torno de uma época sagrada, um texto bíblico, uma prática espiritual, uma missão ou uma identidade de grupo. Embora a Quaresma e o Advento sejam bons momentos para oferecer um retiro, considere agendar um retiro de fim de semana para se aprofundar. Um retiro para adultos pode ser um momento para celebrar o “alimento da alma” que apresenta as passagens favoritas das escrituras, bem como uma degustação especial de comida ou bebida.

Se você está planejando um retiro centrado em tarefas, identifique um tópico que dê vida ao grupo.

Hora e lugar

Criar um tempo e um espaço separados requer planejamento. Considere quanto tempo seu público pode dedicar confortavelmente. Um retiro de sábado pode funcionar para mães jovens que buscam um senso de comunidade e descanso. Comunique a data com bastante antecedência.

Convocar em um ambiente diferente oferece uma sensação imediata de separação da vida diária. Muitos acampamentos e centros de conferências são especializados em retiros. Se seu orçamento permitir, esses espaços oferecem alimentação, hospedagem e uma variedade de espaços de reunião. Considere as necessidades específicas de seu grupo. Mobilidade ou transporte são um problema? O espaço oferece atividades? A maioria dos grupos se beneficia da oportunidade de estar ao ar livre.

Se você não tem fundos ou capacidade para sair do local para um retiro, considere transformar o espaço que usará. Use velas e música, tecidos e flores para tornar-se um espaço familiar especial. Monte estações de oração ou um labirinto interno.

Cronograma

Retiros eficazes fornecem intencionalmente um espaço seguro onde os participantes experimentam conforto e desafio. A hospitalidade começa com uma recepção calorosa. Quando as pessoas chegam, um recepcionista deve recebê-las e estar pronto para responder a perguntas, fornecer crachás, papel e apostilas, se apropriado.

✔  A primeira sessão dá o tom para o retiro. Faça um contrato com o grupo sobre o uso de dispositivos eletrônicos – permita que o grupo estabeleça seus próprios limites.

✔  Crie uma programação que permita um tempo juntos e separados. Enquanto grupos grandes são bons para transmitir informações, grupos pequenos funcionam bem para discussões ou brainstorming. Arranje tempo para movimentos para transições em atividades ou refeições. Andar de um espaço para outro costuma mudar o ritmo.

✔  O tempo separado pode invocar reflexão, questionamento e silêncio. Inclua tempo para adoração e louvor. A parte mais memorável de muitos retiros é a brincadeira.



Apoio e suporte

Usar uma equipe de planejamento promove a criatividade e constrói suporte para um retiro. Comece o processo de planejamento do retiro com oração. Peça a um grupo principal para orar pelo retiro e seus participantes antes, durante e depois do evento.

Incentive o apoio prático na forma de preparar e fornecer alimentos.

Os jovens podem preparar o jantar para um retiro de idosos, ou um comitê da igreja pode fornecer o almoço para um retiro do dia da mulher.

Finalmente, bons retiros requerem preparação avançada e flexibilidade. Depois de estabelecer uma estrutura para os participantes se reconectarem, renovarem e renovarem, saia do caminho – Deus está trabalhando!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agora que você conheceu um pouco do nosso espaço

O QUE ESTÁ ESPERANDO PARA REALIZAR SUA RESERVA ??

Logo chacara

Chegou o verão, muito sol, piscina e alegria! Esqueça a rotina e venha se divertir com toda a família. Conheça a Chácara da Serra!

Desenvolvido por: